Projetos

Projeto Nas curvas e linhas da Pampulha

Em julho de 2016  o Conjunto arquitetônico da Pampulha foi nomeado  Patrimônio Cultural da Humanidade. Essa notícia foi propagada pelas mídias e chegou à Canguru. Ficamos felizes com a notícia, afinal esse era um lugar importante para nós, pois marcava diariamente nosso cotidiano. Era um dos nossos lugares no planeta. Um lugar lindo e dono de marcas valiosas de nossa história e cultura, era merecedor dessa honra.

 No ano de 2017 esse assunto voltou à  tona e as crianças trouxeram essa conversa para a roda. Conversamos sobre o que significava esse título e a importância que a Pampulha tem para Belo Horizonte e até para o país.

Durante a conversa perguntei se todas as crianças conheciam a Pampulha e todos seus pontos turísticos. Algumas disseram que sim e outras que não conheciam. Isso movimentou a conversa! Começaram a falar todas juntas, contar experiências...

Fiz então, diante de tanta euforia, uma sugestão: Vamos visitar juntos todos os lugares da Pampulha, prédios e pontos turísticos? O que acham?

A ideia foi prontamente aceita e a euforia aumentou ainda mais. Todos amaram a ideia e passamos   a listar quais os pontos turísticos visitaríamos.

Isso ocorreu no final do primeiro semestre de 2017, estávamos vivenciando os movimentos iniciais da Festa Junina. É tradição na Canguru que a turma de Infantil V, nós no caso, seja responsável por produzir o painel que contextualiza e decora o espaço onde acontecem as danças de todas as turmas. Uma responsabilidade e honra muito grande para as crianças. diante disso, precisávamos trazer para esse trabalho algo de grande significado. O tema da festa foi “UAI RAIÁ BÃO DIMAIS!” numa referência ao nosso estado e sua cultura tão gostosa e rica. Não houve dúvidas, rapidamente propuseram: - Vamos retratar algo da Pampulha? Um movimento natural,  já que essa discussão estava no imaginário das crianças. Sentamos para decidir o que seria retratado no painel que era enorme, tinha 4 metros de comprimento e 2,20 de largura, mas mesmo assim não cabia todas as referências marcantes da Pampulha. Decidimos então, depois de várias ponderações retratar a Igrejinha de São Francisco. Então partimos para essa empreitada que levou vários dias e muita dedicação desse grupo fabuloso de crianças! Ver dia a dia nascer o “Por do sol da Pampulha” foi lindo! A arte movimenta, emociona e constitui! Sob o olhar das crianças então, torna-se uma experiência inteira e mobilizadora de vários sentimentos. Orgulhosa  de nossa criação a Turma Maluquinha levou para a Festa Junina nosso encantamento por esse lugar, agora Patrimônio Cultural da Humanidade. Foi lindo!

Após a Festa Junina entramos em recesso escolar de julho. Após o retorno, já em agosto, retomamos a  organização dos passeios. Iniciamos também outra viagem, queríamos conhecer melhor a história da Pampulha e por isso começamos a ler e estudar sobre  como foi criada, curiosidades, as imagens atuais e históricas. Registramos através de desenhos nossas ideias e apropriações. 

Concomitantemente aos estudos e registros saímos em excursão para todos os espaços da Pampulha: Casa do Baile, Museu de Arte, Casa Kubistshek, Igrejinha São Francisco, Parque Guanabara, além de fazer o Passeio de Jardineira, que percorreu toda a extensão da lagoa, fazendo paradas em pontos turísticos. Foi uma experiência mágica e carregada de significados!  O conhecimento mobilizou a experiência de estar fisicamente nestes lugares. Desenhamos, pintamos, descobrimos, aprendemos e divulgamos as belezas e riquezas desse Patrimônio Cultural da Humanidade, a Pampulha, o nosso lugar no planeta!

Foi um projeto tão marcante que virou o tema da Formatura da turma. Levamos para o palco, cantamos, dançamos e recitamos a nossa viagem nas Curvas e linhas da Pampulha. Venha conosco  viajar através dos registros fotográficos dessa experiência marcante da Turma Maluquinha e sua professora! Bom passeio! 

Elessandra Helena Ribeiro

VEJA OS DESENHOS DO NOSSO PROJETO

desenho-lucas
desenho-luiza
desenho-cecilia
desenho-manuela
desenho-lorenzo
desenho-maira
desenho-beatriz

Venha para a Canguru!
Matrículas Abertas

Se preferir, deixe seus dados que nossos atendentes entrarão em contato diretamente com você.

TELEFONES

ENDEREÇO

Av. Santa Rosa, 756 - São Luiz, Pampulha - Belo Horizonte - MG
31275-260

CONTATOS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Todos os Direitos Reservados a CANGURU ESCOLA PARA INFÂNCIA © 2022